OLIMPÍADAS 2012 - LONDRES




2012 OLIMPÍADAS - LONDRES



2012 Olimpíadas - Londres
Este ano teremos uma grande festa do esporte que reunirá atletas do mundo todo em Londres, Inglaterra: são as Olimpíadas 2012!!! Já imaginaram os preparativos e a responsabilidade desses atletas para representar seus respectivos países?
Deve ser realmente muito emocionante para quem se prepara por muitos anos e conquista uma vaga neste evento!
Não foram poucos os atletas que já vivenciaram essa emoção, pois a origem dos jogos olímpicos está na Grécia Antiga. Vale a pena conhecer essa história...
A origem e a história
Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desse evento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para os gregos. Assim, era uma festividade com uma mistura de religião e esporte, mas muito importante para aquela civilização. Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de Festival Olímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucas modalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto em comprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre.
Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogos olímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se ao cristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã, incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem este evento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê Olímpico Internacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, com o apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar as Olimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para este recomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira edição contou com a participação de 285 atletas de 13 países.
União e paz entre os povos
Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos.
Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.
Próxima parada: LONDRES
A cidade que vai sediar as olimpíadas de 2012 será Londres, na Inglaterra. Esta cidade já sediou jogos olímpicos por duas vezes, em 1908 e 1948.
Para este ano a programação já está fechada, incluindo datas, horários e instalações em que serão disputadas as mais de 600 competições esportivas. Segundo informações do comitê olímpico, os jogos vão começar com o futebol feminino em 25 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura. Já a abertura oficial será às 19h30 (horário de Londres), no dia 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico, construído na capital britânica. O dia 4 de agosto é considerado o "supersábado" dos jogos por reunir o maior número de competições.
As modalidades de esportes podem mudar em algumas situações, mas logo abaixo você confere quais são as principais:













As mascotes escolhidas para essa olimpíada são Wenlock, a mascote das Olimpíadas, tem origem na cidade de Much Wenlock, porque foi lá que o Barão de Coubertin assistiu a jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna. Já Mandeville, mascote das Paraolimpíadas, é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico. Elas tem poucas características humanas, e a história contada por seu criador, Michael Morpurgo, é muito parecida com a história de Pinóquio, pois os dois personagens foram criados a partir de pedaços de metal que sobraram da construção do estádio olímpico e ganharam vida de forma mágica depois de serem esculpidos por um avô.
http://www.smartkids.com.br/especiais/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário