AMPLIANDO NOSSOS REPERTÓRIOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM REDE - CAFÉ FILOSÓFICO

CAFÉ FILOSÓFICO

Os alunos do Ensino Médio Inovador/Integral foram os protagonistas de um Café Filosófico realizado nos dias 30 de outubro e 05 de novembro. As apresentações aconteceram no Salão de Eventos de um hotel na cidade de Taió. No dia 30 de outubro no período matutino os alunos dos 1º anos 1, 3, 5 e no período vespertino os alunos dos 1º anos 2, 4, 6 e no dia 05 de novembro no período matutino os 3º anos e no período vespertino os 2º anos.
O trabalho voltou-se para a compreensão de que a cidadania se constrói com base em decisões maduras, refletidas e que, para além do individualismo que permeia a sociedade, possamos ter a sensibilidade para apoiar políticas afirmativas que visam a erradicação do preconceito e desigualdade racial e social e que possamos ter um ser humano melhor.
O Café Filosófico tem como objetivo o debate como exercício da busca do conhecer e transformação da realidade, possibilitando a todos os participantes dentro do processo de reflexão, análise, interpretação e a construção de um pensamento mais crítico acerca da realidade. 
O Café Filosófico abrangeu temas cotidianos como amizade, corrupção, consumismo, morte, solidariedade, saudade, transgênico, segurança pública, beleza, política, responsabilidade, casamento, morar junto, juventude, liberdade, família, tristeza, drogas, dúvidas na adolescência, responsabilidade, redes sociais, educação na escola, sendo que os temas foram distribuídos aleatoriamente para as turmas. Os professores responsáveis dividiram a turma em grupos e orientaram os alunos na preparação dos trabalhos a serem apresentados. Assim as apresentações foram diversificadas com slides, músicas, filmagens, entrevistas, teatros, explanações.
Para a realização dos trabalhos bem como para as apresentações dos mesmos foram utilizadas diversas tecnologias como microfone, datashow, notebook, câmera digital, filmadora, sistema de áudio e som.
Os resultados da realização do café filosófico foram maravilhosos, pois os alunos mostraram dedicação, comprometimento, interesse e muito empenho no desenvolvimento das apresentações. Os alunos utilizaram as tecnologias com eficiência, pois produziram vídeos, gravaram entrevistas com pessoas da comunidade, sendo que os vídeos produzidos foram editados, em sua maioria, pelos próprios alunos. Os alunos também fizeram apresentações em slides e também vídeos e imagens que buscaram na Internet através de pesquisas.
Outro resultado positivo foi durante as apresentações, pois os alunos serviram-se de um delicioso café enquanto prestigiavam as apresentações e demonstraram boas maneiras e educação.
"O amor é o objetivo último de quase toda preocupação humana; é por isso que ele influencia nos assuntos mais relevantes, interrompe as tarefas mais sérias e por vezes desorienta as cabeças mais geniais”.
Os links a seguir são de alguns trabalhos realizados pelos alunos para as apresentações do Café Filosófico.
1º EMI 1 – Temas: AMIZADE, CORRUPÇÃO, CONSUMISMO, MORTE.


1º EMI 2 – Temas: CASAMENTO, MORAR JUNTO, JUVENTUDE, LIBERDADE. https://drive.google.com/folderview?id=0B4QJ1lVklSw-MjgzNW9GOWpVM0E&usp=sharing

1º EMI 4 – FAMÍLIA, AMIZADE, TRISTEZA, DROGAS.

1º EMI 6 – Temas: DÚVIDAS NA ADOLESCÊNCIA, RESPONSABILIDADE, REDES SOCIAIS, EDUCAÇÃO NA ESCOLA.

3º EMI 1 – TRANSGÊNICO, COMPROMISSO, TRABALHO, ESCOLHAS/ DUVIDAS.

FOTOS



Trabalho desenvolvido para o Plano de Ação Coletivo 2 (PLAC2) da Especialização em Educação na Cultura Digital pela Universidade do Estado de Santa Catarina pelos professores cursistas da Escola de Educação Básica Luiz Bertoli Araci Vogel, João André Amorim, Luis Fernando Passig e Vânia Fuchter Petris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário