UM POUCO SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ANO DE 2015

UM POUCO SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ANO DE 2015
Um dos temas trabalhados nos Segundos Anos do Ensino Médio no decorrer do ano de 2015 nas aulas de Língua Inglesa foi Filmes “Movies”. A Professora Vânia Fuchter Petris que está fazendo o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, oferecido pela UFSC, em parceria com o MEC  e da Secretaria de Estado da Educação integrou às aulas de língua Inglesa as 
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 

Assim, em muitas das atividades que foram realizadas, fez-se uso das mesmas. Utilizou-se rádio/CD, 
computadores, notebook, Datashow, estes disponíveis na escola, além de tecnologias dos próprios alunos, como celulares com aplicativos disponíveis em inglês, principalmente para tradução.

No decorrer da aplicação do projeto ‘Movies’ foram realizadas inúmeras atividades que envolveram as habilidades linguísticas (compreensão oral, expressão/produção oral, compreensão escrita e expressão/produção escrita). Foram realizadas atividades de leitura, escrita, áudio e para finalizar cada aluno fez uma apresentação oral em inglês.  

Para a realização desta os alunos primeiramente fizeram uma pesquisa sobre um filme (diretor, atores principais, ano de lançamento, etc). Depois dos dados coletados, prepararam slides para apresentar para toda a turma. Muitos alunos também apresentaram o trailer do filme para enriquecimento do trabalho. Tanto a pesquisa quanto as apresentações foram realizadas na Sala de Informática e tiveram o auxílio do professor de Informática, quando necessário. 

A aplicação do projeto possibilitou o desenvolvimento e ampliação das habilidades linguísticas como fluência, vocabulário, conhecimento gramatical, oralidade, leitura e escrita. O tema ‘Movies’ foi atrativo aos alunos, pois a maioria gosta de assistir aos filmes, além disso, os filmes podem se tornar uma importante ferramenta para ajudar no aprendizado de uma Língua Estrangeira. 

Os avanços alcançados foram principalmente relacionados ás habilidades linguísticas: compreensão oral, expressão/produção oral, compreensão escrita e expressão/produção escrita, tendo em vista a variedade 
de atividades que foram desenvolvidas no decorrer da aplicação do projeto. 

Os alunos conheceram melhor as oportunidades que os filmes oferecem para o aprendizado do inglês; discutiram sobre filmes lançados nos últimos anos; realizaram uma apresentação oral com o apoio de slides; aprimoraram o desenvolvimento das habilidades linguísticas, assim como vocabulário, ortografia e gramática. Outro avanço foi relacionado à utilização das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), pois se verificou que a maioria dos alunos preparou a apresentação em slides sem dificuldades. 

O maior desafio enfrentado por alguns alunos está relacionado à habilidade de expressão/produção oral, pois se sentem inseguros na prática da oralidade da língua inglesa. Isso se deve, principalmente, à falta de vocabulário, e dificuldades com a pronúncia.

Para enfrentar e conseguir superar os desafios, uma alternativa está na continuação da integração das habilidades linguísticas nas aulas de inglês, pois somente assim, os alunos estarão aptos e seguros para se comunicarem na língua alvo. Incentivar os alunos a ouvir músicas, assistir filmes, enfim utilizar as tecnologias para aprimorar o aprendizado da língua inglesa. Acredita-se que aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas tornará as aulas ainda mais atrativas, incentivando os alunos a buscarem cada vez mais os conhecimentos para a fluência na língua inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário